quinta-feira, 30 de abril de 2009

MANIFESTO EM PROL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES TEVE BOA RECEPTIVIDADE EM MINAS

 Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª Região (CRB-6) realizou uma série de atividades, com o intuito de divulgar o Manifesto em prol das Bibliotecas Escolares, elaborado pelo Sistema CFB/CRBs.

Em Belo Horizonte, o documento foi entregue a todos os partidos políticos, à Secretária de Educação do Município, Macaé Maria Evaristo, e a parlamentares. Além disso, o Manifesto e folder que divulga o Projeto Mobilizador foi enviado para escolas estaduais e municipais, conselhos estadual e municipais de educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

O CRB-6 também afixou, em escolas municipais e estaduais da Capital, de Lavras e de Formiga, faixas que fazem referência ao Dia Mundial do Livro e ao Manifesto. A campanha em prol das bibliotecas escolares foi ainda tema de entrevista com a presidente do CRB-6, na TV UFMG (assista em http://www.ufmg.br/online/tv/arquivos/011726.shtml - o vídeo funciona melhor se usado o navegador Explorer).

"A recepção ao Manifesto foi excelente em todos os lugares", relata Kátia Pacheco, ao contar que a secretária de educação de Belo Horizonte prometeu apoio ao movimento e sugeriu que o Conselho procure envolver também a área de Cultura.

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT) já havia se comprometido a pedir oficialmente à Assembléia Legislativa de Minas Gerais a realização de audiência pública, para pôr o assunto em debate no âmbito do Estado. E o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) prometeu solicitar audiência pública na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

O CRB-6 ainda aguarda audiência com a Secretária Estadual de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, para fazer a entrega do Manifesto.

Apoio

O Manifesto e as iniciativas do CRB-6 – que se somam a ações de todo o Sistema CFB/CRBs – têm recebido manifestações de apoio dos bibliotecários mineiros. "Concordo plenamente com este Manifesto", afirma a bibliotecária Rosangela Madeira, em correspondência ao grupo de discussão mantido pelo CRB-6. "Não tem como um profissional bibliotecário para avaliar este conhecimento. Já está na hora de reivindicar os nossos direitos nas bibliotecas escolares", completa.

Já Márcia Martins, bibliotecária escolar da rede municipal de ensino de São Lourenço, no Sul de Minas, formada pelo Centro Universitário de Formiga, parabenizou a equipe do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª região pela iniciativa em prol das bibliotecas escolares. "A biblioteca escolar é o berço, o coração de uma escola. Incentivar o hábito da leitura de forma prazerosa começa com crianças, desde as séries iniciais, e é preciso que este trabalho seja bem feito para formar leitores ativos e presentes na biblioteca. Parabéns! Abraço com vocês esta causa", diz ela em mensagem eletrônica enviada ao Conselho.

"Ficamos felizes com a repercussão, pois sabemos da importância da biblioteca escolar e queremos trabalhar para que a sociedade reconheça, cada vez mais, o papel fundamental do bibliotecário", comenta Kátia Pacheco.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

UNESCO LANÇA BIBLIOTECA MUNDIAL NA INTERNET

Um acervo raro, espalhado por 32 bibliotecas de 19 países, está agora na internet. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou ontem, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library, WDL), um acervo literário e artístico online disponível em português e em outras seis línguas. A WDL é, na realidade, uma midiateca e tem até agora 1,4 mil objetos digitalizados, entre livros raros, manuscritos, cartas, filmes, gravações sonoras, ilustrações e fotos.
PUBLICIDADE
 
O acervo foi reunido com contribuições de bibliotecas nacionais e instituições culturais de países como Brasil, EUA, Uganda, Iraque, China, França e Rússia. No acervo estão antigas escrituras chinesas, manuscritos científicos árabes e exemplares raros, como Bíblia do Diabo, do século 13. O Brasil contribuiu por meio da Biblioteca Nacional. Além de obter informações gerais sobre o objeto, o pesquisador pode acessar links com informações completas, fazer download das peças e convertê-las em PDF.
 
A WDL, mais tarde, absorverá parte do conteúdo da Europeana, que dispõe de 4,6 milhões de livros, mapas e fotografias, e da Google Book Search, que já conta com 7 milhões de obras digitalizadas. Segundo James H. Billington, diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e idealizador do site, ele vai ampliar a diversidade do material cultural disponível na web. Além disso, permitirá acesso a obras antes restritas a bibliotecas inacessíveis ao grande público. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
Adriano Goulart - AGR -
email:adrianoagr@yahoo.com.br
Visite o meu Blog: http://adrianoagr.blogspot.com
 
 
 
 
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes