segunda-feira, 5 de maio de 2008

ENTREVISTA SOBRE BÍBLIA E RELIGIÃO ( PARA VÍCTOR CIRÍACO - PUC MINAS)

Entrevista sobre Religião - Para Victor Ciríaco (Puc Minas)


1.Qual a estrutura geral da Bíblia?



Basicamente a bíblia é composta por vários livros contendo histórias consideradas válidas para o sentido religioso da proposta Cristã, que enfocam sobretudo a história de um povo escolhido pelo Deus "Javé" e sua trajetória de descoberta e aliança com esse Deus.



Tem duas grandes divisões sendo o Antigo Testamento , que trata dos primórdios da religião e principalmente os antecedentes históricos da vinda do Jesus Cristo e o Novo Testamento, que é a narrativa da confirmação da presença do Salvador entre os homens, sua ação em nosso meio e o desenrolar da Cristandade, após a passagem do Jesus Cristo como homem e a vinda do Espírito Santo, no pentecostes.



2. Qual o sentido etimológico do termo Bíblia?



Achei mais apropriado referenciar o seguinte link : http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_e_Materiais_da_B%C3%ADblia



A origem da palavra bible (bíblia) é remota. A forma mais antiga de livro de que se tem notícia era um rolo de papiro, planta abundante às margens do rio Nilo, usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos para escrever. A palavra grega para papiro é biblos, derivada do nome do porto fenício de Biblos (atual Jubayl / Líbano), através do qual o papiro era largamente exportado. O plural de biblos em grego era ta biblía, que significava literalmente 'os livros', e que acabou entrando para o latim eclesiástico para designar o conjunto de livros sagrados que compõem a bíblia. Porém a palavra bíblia não é mencionada em nenhum trecho dos escritos bíblicos, e sim as expressões: As Escrituras, O Livro, Sagradas Letras, Sagradas Escrituras.




3.Qual a importância do livro sagrado para sua vida como fiel?



A bíblia serve como referência ético-cristã das pessoas, servindo como parâmetro reflexivo nas atitudes dos católicos e sendo elo entre a realidade cotidiana e uma vivência na fé.



4.Existe alguma relação entre a Bíblia e o cotidiano das pessoas?



Sim, Existe. Quanto mais um Cristão vivencia sua fé, mais relevante se torna a mensagem bíblica em seu cotidiano e mais seus ensinamentos são aplicados em sua realidade. Assim, torna-se comum a explicitação da fé Cristã através dos chamados "testemunhos de vida".



5.O que motiva a diversidade de interpretações do texto bíblico?



A diversidade de interpretações dos textos bíblicos é determinada pelos pontos de vista divergentes que as pessoas se colocam ao interpretar. A bíblia é ampla em contextos e vivências, mas focalizada em uma mensagem central, que é o anúncio da boa nova trazido pelo Cristo Jesus. Porém, o que acontece é que com os diversos interesses de pessoas ou grupos religiosos, fragmentam-se as mensagens bíblicas e busca-se uma moral apropriada àqueles que às transmitem.



6. Qual é, pra você, o significado do fundamentalismo religioso e qual o impacto deste nas questões atuais (políticas, culturais, sociais)?



Vejo o fundamentalismo religioso geralmente associado a questões psicológicas e experiências sociais negativas que indivíduos se encontram, por humilhações que passaram ou situações de desconforto diante de uma fase da vida e assim, manifestam sua religião como válvula de escape para questões que em geral, não conseguem solucionar sozinhos.



O desenrolar disso é uma compreensão distorcida dos fundamentos religiosos, indiferença ao outro e postura agressiva e impositiva no sentido de aniquilar interpretações ou atitudes diferentes daquelas que se tenta colocar. Naturalmente essa postura impositiva se expande a contextos políticos, culturais e sociais dependendo do grau de influência que a pessoa ou grupo fundamentalista atinge. O impacto dessa expansão fundamentalista reflete muitas vezes num acréscimo da violência social e também na diminuição da liberdade religiosa, política e cultural, principalmente em situações em que tal expansão não é combatida através das estruturas democráticas existentes.