Links interessantes

Veja aqui uma lista de sites de conhecimento e informação interessantes



Última atualização - 25/11/10 - 8 links intererssantes

Sites de Informações, Conhecimento e Bibliotecas Online






A Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Raymundo Nonato de Castro tem o objetivo de promover o acesso universal e gratuito do seu acervo; coletar e disponibilizar fontes documentais de caráter técnico-científico de instituições públicas do Estado de Minas Gerais e preservar em suporte digital o conteúdo dos acervos das Instituições participantes.
A Biblioteca Digital permite ao seu usuário fazer os downloads das obras. Todo o conteúdo da Biblioteca Digital acessível neste site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. O decreto nº 45.094 de 04 de maio de 2009 institui a Biblioteca Digital Raymundo Nonato de Castro.


- Biblioteca Digital Mundial
Biblioteca digital que concentra acervos de bibliotecas do mundo inteiro com visualização online. São materiais da história , literatura e cultura nacional de países dos cinco continentes. Além disso, acervo visual, fotográfico e literário, além de visualização do site em português.



- Biblioteca Europeana Online

A biblioteca digital Europeana atingiu nesta quinta-feira, 18, a marca de mais de 14 milhões de livros, mapas, fotografias, quadros, vídeos e música de instituições culturais de toda Europa disponíveis no acervo online.

Criada em 2008 pela União Europeia, a Europeana começou com 2 milhões de obras de domínio público com o objetivo de explorar novas formas de divulgar o patrimônio cultural do continente e já superou a meta inicial para 2010 de 10 milhões de itens. 


- Manybooks

28 mil ivros para download livre (divididos em 40 línguas):


- Newseum - world´s most interactive museum

o "Museu das notícias" é um site que apresenta a 1ª página do dia em jornais em ciruclação do mundo inteiro, atualizados. Você escolhe os continente, o país e clica na região que deseja ver a capa do jornal.


- Norma Abnt 6029
Norma destinada a padronização de informação e documentação - livros e folhetos

A padronização possui um papel fundamental para a coleta eficiente de metadados e para o processo de comunicação. A normalização de documentos acadêmicos traz consistência na apresentação e auxilia sua indexação em Bases de Dados. O objetivo deste manual é orientar professores e alunos em relação às normas de padronização de documentos acadêmicos adotadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECI/UFMG. As informações contidas neste Manual estão em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


- Scielo - Base de dados de artigos de periódicos

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Tecnoarte News - Cultura e Estética digitais