sábado, 14 de novembro de 2009

Apagão no Brasil... e de tudo.

É... apagou mesmo.
As 22:30h do dia 10/11/2009 estava eu em casa e de repente , uma piscada nas luzes. Eu pensei: "lá vem chuva forte ou vento e a luz vai acabar".
Da janela de casa, eu percebi que as luzes da rua haviam acabado mas já voltavam pois estavam com uma intensidade média de luminosidade. Pois bem, a vida continuara....
Mas não há como não fazer uma reflexão: Já pensou o tanto que o ser humano atual é dependente das suas tecnologias mas nada pensa sobre seu futuro ou sua condição? Veja: no momento em que a luz da minha casa piscou, na cidade de Belo Horizonte , Estado de Minas Gerais no Brasil, simultaneamente metade do Brasil parou. A energia sumiu e não foi fornecida para sul e sudesde do país a partir daquele momento. Uma noite no escuro.
Logo um cenário assustador veio a tela da minha televisão, que comodamente funcionava até então. As redes de televisão transmitiam de forma precária a situação em outras capitais do Brasil. Elas tinham geradores emergenciais de energia. São Paulo (20 milhoes de habitantes) e Rio de Janeiro (13 milhoes de habitantes) entre outras, estavam totalmente no escuro. O caos instaurado.
Consegue imaginar os reporteres de grandes emissoras como Rede Globo, Rercord, Band e por aí vai fazendo suas coberturas na rua e lendo as informações com auxílio de lanternas? Em plenas capitais? Isso aconteceu.
As notícias brasileiras nada animadoras começaram a aparecer.
Todos os serviços parados, telefonia parada, hospitais totalmente apagados, estações de metrô e rodoviárias no escuro, transitos caóticos sem semáforos ou qualquer indicação luminosa para orientar. A polícia, os bombeiros sem comunicação e por consequência, bandidos nas ruas aproveitando o momento. A foto do Brasil no satélite no momento do apagão mostra toda uma região completamente no escuro.
Sabe aquela eficiência anunciada nas propagandas das empresas de energia? Aquela idéia de que tudo dá certo , é rápido e potente... Ironicamente, de uma hora para outra "desligou".
As autoridades simplesmente no escuro de informações, não sabiam nem ao menos o que havia acontecido. Gente estava presa nos elevadores, presos em percursos de trens ou em outros lugares, pessoas morrendo nas CTIs e UTIs pois todas as máquinas haviam apagado. E ninguém sabia o por quê.
Na minha casa havia luz. Mas e se não houvesse? Todos, inclusive eu estaríamos no escuro. Escuro total.
O ser humano atual praticamente não sabe viver sem tecnologia. Está entregando sua rotina, seu cotidiano totalmente às máquinas. E não pensa nisso. Internet, Televisão, Automóvel, Energia elétrica ... Será que fazemos algo ainda sem isso? O caos sem guerra é perfeitamente possível e isso assusta. Basta uma interrupção de qualquer uma dessas tecnologias e entramos em colapso. Sinal amarelo .
Façamos um exame de consciência para buscar em nossas capacidades aquilo que somos. Nâo em nossa tecnologia simplesmente. Que aliás, nem é tão nossa. O que temos é uma necessidade criada pela publicidade e o sistema econômico que vivemos. Ela é boa, mas arriscada. Profundamente. E nosso sistema de consumo e de vida tem um caminho um pouco sombrio se continuarmos dessa forma. O do apagão. De tudo.
Adriano Goulart

Nenhum comentário: