terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Artigo: BIBLIOTECÁRIOS E USUÁRIOS COMO SUJEITOS EM COMUNICAÇÃO:

BIBLIOTECÁRIOS E USUÁRIOS COMO SUJEITOS EM COMUNICAÇÃO:
Aspectos comunicacionais em situação de interação simbólica.

Adriano Goulart -
Trabalho Final defendido e aprovado ao Curso de Especialização em Comunicação Social: Imagens e Culturas Mídiáticas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Este artigo busca apresentar reflexões sobre sujeitos em/da comunicação em contextos de interações simbólicas. Analisa nesse sentido as relações entre profissionais bibliotecários e usuários demandantes de informações. Utiliza-se do paradigma relacional da comunicação para observar as transformações e padrões comunicativos dos sujeitos em questão, correspondendo a uma passagem da comunicação linear, verificada pelas teorias tradicionais, para a comunicação de multiafetação proposta por teorias mais recentes. Discute o Interacionismo Simbólico de G. Herbert Mead e suas apropriações por Vera França como fundamentação para a reflexão sobre os gestos significantes, atribuição de sentidos pelos sujeitos e a devida construção do processo social. Discute a atual situação de interação protagonizada pelos sujeitos da comunicação, em que as novas habilidades comunicativas do profissional bibliotecário e seus usuários podem ser fundamentais para a efetivação da significação de sentidos obtidos nas trocas simbólicas.

Palavras-chave: Sujeitos em Comunicação. Sujeitos da Comunicação. Interação. Interacionismo Simbólico. Paradigma Relacional da Comunicação. Bibliotecários. Usuários.

Íntegra através do email: adrianoagr@hotmail.com

Nenhum comentário: