quarta-feira, 6 de junho de 2007

Hugo Chavéz e a liberdade de expressão

Meus amigos, boa tarde...

Me permitam destoar um pouco dessa corrente que coloca o presidente da Venezuela , o Sr Hugo Chávez como ícone de resistência latina ao capitalismo, grande benfeitor social e vítima do poder da mídia e do império das comunicações. Não vejo por aí.

Considero inclusive os movimentos desse senhor no poder da Venezuela como uma situação perigosa e muito ruim, uma vez que os discursos e ações radicais de Chavéz atraem o olhar novamente dos norte americanos para a América Latina, coisa que eles há pelo menos 20 anos não o faziam com tanta veemência, interessados que estavam nas questões do Oriente médio.

Concordo e compartilho dessa percepção que as mídias que controlam a comunicação em nosso continente de fato ficaram com uma "pulga atrás da orelha" com o que aconteceu com a rede Venezuelana RCTV, preocupadas com que esse exemplo possa se alastrar nos outros países. Porém, Hugo Chavéz e seus liderados não podem utilizar de argumentos de complôs e armações das emissoras para simplesmente interromperem sua transmissão. É óbvio que soa como um grande "cala-te boca". E não é preciso nenhum esforço que as mídias a serviço do capitalismo e grandes grupos internacionais façam lobbys para que isso chegue aos serviços de informação internacionais assim como está aparecendo.

Hugo Chavéz chama de "demônios" os discipulos e aliados da Casa Branca, mas reza da mesma cartilha para conseguir efetivar seus interesses. Interfere na política de países vizinhos, funciona como um ótimo "macaco de auditório" em seus discursos populistas e desestabiliza através de frases de efeito , agressividade e nenhuma diplomacia aqueles que não compartilham de sua opinião (aja vista o atual presidente do Peru que foi chamado por Chavéz em alto e bom som de ladrão quando era candidato, o presidente da Colombia Uribe que constantemente se vê em conflitos com o país vizinho e agora nós, que tanto defendemos uma postura nacionalista contra Europeus e norte americanos, aceitamos passivamente um cidadão externo a nós, o presidente da Venezuela charmar nosso congresso de "papagaios dos EUA". - não que nossos congressistas tenham alguma moral para serem defendidos com veemência, mas nesse ponto vou por aquele ditado: "meus representantes políticos são uma merda, mas são meus").

E também não esqueçamos que se o negócio de gás natural com a Bolívia não deu certo, credite-se ao Sr Hugo Chavéz tal feito, que entrou nessa confusão como "conselheiro da bolívia e apaziguador" só para atrair os contratos que estão sendo cancelados entre os governos brasileiros e bolivianos e agora estão sendo sistematicamente repassados para os grupos venezuelanos.

Como posso chamar um líder político de benfeitor social que acusa o poder capitalista e industrial de ser o destruidor do mundo, se toda sua campanha e lobby internacional é financiada pelos petrodólares que vem dos mesmos mecanismos de poder que ele condena?

Por mais que os donos e representantes da RCTV sejam conspiradores do governo chavista, justifica-se o cancelamento sumário de transmissão televisiva de uma das mais antigas redes de comunicação da Venezuela? E o argumento de que o processo de cancelamento foi búblico, democrático e consensual por parte do parlamento venezuelano é balela, porque 100% dos legisladores venezuelanos estão com o governo. Não vejo democracia na unanimidade.

Dessa forma, respeitando as opiniões favoráveis a política de Chávez, posiciono-me contrário a elas não pela ideologia, que acredito ser sincera por parte de alguns, mas pela forma com que está sendo conduzida, com populismo, radicalismo e grosseira. O que nunca terminou muito bem em nossa história.

Abraços.

Adriano Goulart

4 comentários:

Paloma Goulart disse...

Carísssimo Amado Adriano,

Apenas para apimentar a discussão acho que alguns pontos não devem ser esquecidos no que pertine à análise da extinção da rede RCTV.

Primeiramente que, assim como ocorre no Ordenamento Jurídico Brasileiro, cabe ao governo do Estado da Venezuela decidir sobre as concessões públicas relativas à exploração dos serviços de rádiodifusão.
O que isso quer dizer? Isso significa que as concessões não são eternas. Inclusive é bastante razoável e conveniente que em Estados Democráticos haja uma rotatividade dos concessionários, ou daqueles à quem se concede a exploração de serviços públicos.
No caso venezuelado a TV privada foi substituída por uma TV pública.
Dizem, por aí, que essa TV pública será diretamente manejada pelos interesses de Chávez (graças a Deus! Prefirio Chávez a Kiko!).
Nesse ponto me pergunto: qual TV não é manejada por este ou aquele interesse político?

O segundo ponto que quero ressaltar é que a extinção não se deu da noite para o dia, de forma arbitrária! Houve um processo legal, legalizado, jurídico, nos conformes da lei, de intimação da RCTV, na qual a mesma foi avisada da medida.
Isso não está sendo sendo noticiado!!
Estamos sendo bombardeados de melodramas, artistas e apresentadores da RCTV chorando etc.
Bem, se eles estão agora desempregados, melhor para os atuais profissionais da Rede Pública de TV substituta, que gerará muitas vagas de trabalho.
"Tudo na vida é uma questão de opinião" (Xisto Guiga)

Há um terceiro e último ponto ( tinham que ser três, trindade, se não dá azar)que também não posso omitir. Do fundo do meu coração vejo um que de normalidade na manobra do Kiko, ops!.. quero dizer Chávez.
Retalhações a inimigos políticos sempre houve na história. Se nosso personagem não chavecou com a RCTV, já que ela o mandou morar com o "sete pele, sete pele, que é imortal", em outros carnavais do cenário político, certamente haveria consequências a ela.
A RCTV apoiou abertamente outro candidato, se lembra?? A dor de cotolevo chaviniana foi inevitável.
Todos os poderosos acabam retalhando em maior ou menor escala os 'incovenientes'.
O Kiko, digo, Chávez foi até bom demais... não cortou cabeça de ninguém e ainda por nos fez um favor: xingou nosso Congresso de papagaio imitão do Congresso norte-americano!!! Que expressão interessante: 'lorinho verde e amarelo'(qualquer Zeca Carioca é mera semelhança!!)

Não estou querendo dizer com tudo isso que Chávez vai enfiar na fechadura da revolução e resistência dos latinos (não estou me referindo ao namoridoamante da kiii).

Chávez (não confunda com aquele amigo do Kiko... aquele que mora em um barrilzinho) é mais um presidente tentando se manter no poder.

E a RCTV, cuja configuração dos programas era muito parecido com os da Rede Globo (por que será?), não dançou conforme a música e acabou sem música, sem dança e sem rebolado...

Se a nossa global saísse do ar eu ficaria bem feliz, confesso.

Maria Antônia Pomba (esse é um pseudônimo que gostou muito! caso a ditadura se instale, por aqui.... sabe-se lá...)

Anônimo disse...

Loma! Blz? Amei seu comentário deixado no blog. Só podia ser vc a primeira a passar por lá. Mas sabedor do seu altíssimo potencial argumentativo, fiquei em dúvida , face ao alto teor irônico do seu texto, se o que vc escreveu corresponde de fato a sua opinião ou se o seu jogo de palavras era pura brincadeira.
Se for brincadeira o que você escreveu do Kiko... digo Chávez, saiba que eu ri mt da caricatura contextual que vc fez do presidente da venezuela e suas lambanças. De fato, a gente confunde se não é realmente uma novela ou seriado mexicano o que ele vem fazendo!!!
Agora , se o recurso da ironia, simplesmente queria suavizar sua postura a favor do Chavéz, gostaria muito de continuar nossa conversa. Porque o seus argumentos estão parecendo o de uns amigos meus do PCdoB que só querem ver o circo pegar fogo aqui no Brasil, afirmando que o ditadorzinho Venezuelano tá certo de fazer isso tudo!

Anônimo disse...

era brincadeira e verdade.... aliás, o que no mundo não mistura realidade e fantasia??? o que é realidade e o que é fantasia??? o que é relatividade?? o que é enrolação?? hehehe...
adorei a iniciativa do seu blog. Gostei muito do seu texto, embora tenha discordado de algumas coisas... Eu acabei gostando muito do meu texto também... acho que estou vendo meu futuro (quem sabe vc não pode me ajudar nele?): cronista e contista... hum... quem sabe romancista?.hehe
quanto ao kiko (ô, meu Deus, eu sempre confundo , não tem solução. essa lembrança tão profunda e bonita sempre vem a tona) digo, Chávez não me parece tão ruim... Vc se lembra que vc (vocezinho) me disse que ditadores são toleráveis, quando justos?? Então? E agora, Sr. Jaiminho? (era o carteiro do Chávez, lembra? e vc, como enviador carteirista de textos bloguinianos, faz juz ao título de Jaiminho.. )
bjos , bjos...
que dia eu vou dar uma voltinha com vc????
esqueci de uma coisinha: me passa os telefones dos seus amigos do PCdoB. tô precisando fazer uma enquete sobre vc com eles.... hehehehehe... e o circo que se queime todo!!!!!
ainda mais uma coisinha: deixa de ser cara-de-pau porque GAAAALLLOOOO não é esporte não!!!! vc que não trata de fazer umas caminhadas pro cê vê.... de Sr. Jaiminho vai passar a senhor Barriga!!!!

Anônimo disse...

Oi Loma! Blz? Como diria Jack estripador, vamos por partes para esclarecer: "ditadores são toleráveis, quando justos" - Eu não disse isso com certeza! E lembro exatamente o que eu disse e quando digo cada coisa. Conversávamos na ocasião sobre posturas de patrões e eu disse que "tive chefes bastante autoritários. Mas que essas posturas são toleráveis quando as práticas, mesmo autoritárias, são justas." Me lembro perfeitamente. Não estou dizendo que você tem habilidade nos seus argumentos? Mas não costumo me contradizer espertinha! – E mesmo que tivesse dito da forma que você escreveu, onde está a justiça no caso da Venezuela e a rede de TV?
Parte dois: sobre os amigos do PCdoB, não precisa ir muito longe. A Cleidinha é petista ferrenha e temos altas discussões sobre esses aspectos. Acredita que ela queria ir naquela manifestação que teve na frente da CEMIG, que houve uma quebradeira geral e a polícia baixou o cacete nos manifestantes? E ela não foi, graças a minha interferência. Depois você pergunta a ela como são nossas conversas... Engraçadíssimas!
Parte três: Até tu, Brutas Palomitas?! Me chamas de gordinho? Não estou te entendendo? Por acaso você têm uma vida de atleta a ponto de falar com tanta propriedade que estou precisando de umas esteiras e coisas semelhantes???
Parte quatro: Acho que você está ouvindo muito a rádio band ou qualquer outra mídia que tenha textos daquele colunista “José Simão”. Porque o seu discurso meio irônico, “a fantasia”, meio “real”, meio “relativo” e meio “enrolação” ta a cara do dele. Só falta você começar as suas crônicas-contistas com “Buemba! Buemba!” que é o bordão do tal colunista
Parte cinco: pra terminar, confesso que gostei desse esquema do blog, e se você quiser , eu te ajudo a criar um pra você também. É legal esse lance de podermos escrever sobre tudo, num espaço público ( que em tese, é nosso, heheh), e principalmente , com pouco compromisso com quem vai ler. Até porque, quase ninguém vai ler. Mas o texto vai estar lá.

Fato consumado. Beijão, amo você!