segunda-feira, 9 de março de 2009

BIBLIOTECÁRIO, PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

Bibliotecário, profissional da informação

O Bibliotecário, cujo dia se comemora em 12 de março, é um profissional liberal que trata a informação e a torna acessível ao usuário final. Em uma sociedade em que a informação possui imenso valor, o bibliotecário assume papel fundamental, seja nas tradicionais bibliotecas ou em diversos outros ambientes físicos ou virtuais, como centros de documentação e a Internet. Sua presença é indispensável para oferecer as informações adequadas, de forma rápida e precisa.

O mercado de trabalho é, pois, cada vez mais vasto, incluindo desde as tradicionais tarefas de tratamento da informação à manutenção das bibliotecas digitais.

Por suas atribuições, o Bibliotecário é, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um Profissional da Informação, como também o são arquivistas e museólogos. O exercício desta ocupação requer bacharelado em Biblioteconomia.

A Biblioteconomia é uma das poucas profissões regulamentadas no país. Como lembra a ex-presidente do CRB-6, professora Sônia Miranda de Oliveira, "existem mais de 2.500 profissões, 80 das quais reconhecidas. Destas, apenas 28 têm conselhos que garantem seu exercício legal no Brasil. Essas 28 profissões somam, atualmente, mais de 7 milhões de trabalhadores no país."

A valorização do profissional Bibliotecário passa, não apenas pela divulgação de suas atribuições, de modo a torná-lo mais conhecido da sociedade, mas também pelo fortalecimento da profissão e difusão de sua importância. Além de destacar a função específica do Bibliotecário no trato da informação, em qualquer suporte em que esteja, é fundamental lutar pelo exercício consciente da profissão e fortalecer as entidades representativas da Biblioteconomia.

Fonte: CRB6 - Boletim Informartivo

Nenhum comentário: