sexta-feira, 7 de março de 2008

ENCONTRO CRISMA - 08/03/08 - ESPIRITO SANTO

Encontro do Dia 08/03/2008

 

ü      Oração Inicial: Vinde Espírito Santo

 

ü      Dinâmica Inicial: "Amigo é o que guia e desafia"


Objetivo: Despertar para a importância do que temos na vida, das pessoas que estão ao nosso redor e da confiança que precisa existir na caminhada do grupo.

1. Clarear os passos:
Convidar os participantes a formar duplas, ficando um ao lado do outro. A dupla combina quem será o cego e quem será o guia. O cego fecha livremente seus olhos e é auxiliado pelo guia. O guia, de olhos abertos, dá o seu ombro ou a sua mão e o ajuda. Enquanto isso, os dois devem estar atentos aos sentimentos que experimentam:
- Como cego; o que sente ao ser auxiliado? / Como guia; o que sente enquanto auxiliador?

2. Caminhando:
As duplas (cego e guia) seguem por diversos caminhos, inclusive passando por obstáculos, se o guia assim o quiser. Deixa-se um tempo para que haja a vivência necessária. Depois, o animador da dinâmica orienta para que se mudem os papéis: quem é cego torna-se agora guia e quem guiava, é o cego. E a dinâmica segue por alguns minutos.

3. Partilha:
O animador da dinâmica dá um sinal de parada e as duplas voltam à sala, para partilharem com o grupo a experiência feita: o que sentiram como cegos e como guias? Como isso se aplica à nossa vida e à vida do grupo? E em nossas relações de amizade?

4. Após as conclusões, finalizar com o "Poema do Amigo Aprendiz"
L1 - Quero ser seu amigo... (Quero ser sua amiga...)
L2 - Nem demais e nem de menos. Nem tão longe e nem tão perto. Na medida mais precisa que eu puder.
L1 - Mas amar-te, sem medida. E ficar na tua vida. Da maneira mais discreta que eu souber.
L2 - Sem tirar-te a liberdade. Sem jamais te sufocar. Sem forçar tua vontade.
L1 - Sem falar quando for hora de calar. E sem calar quando for hora de falar.
L2 - Nem ausente e nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz...
L1 - É bonito ser amigo... (É bonito ser amiga). Mas, confesso, é tão difícil aprender
L2 - E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças! Dá-me um tempo de acertar nossas distâncias!
T - Quem encontrou um amigo... Tem "o maior tesouro que a vida nos poderia dar...".

ü      Dinâmica de Grupo

Representação do Espírito Santo – a partir de citações bíblicas, cada grupo deverá fazer uma representação (desenho) do Espírito de Deus.

Citações:

Gn 1.2 - "A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e Espírito de Deus pairava sobre as águas."

Is 11.1-2 - "Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor."

Mt 3.16 - "Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus."

Lc 2.25 - "Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele."

Rm 8.11 - "Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós."

 

Trabalhar a abundância da ação do Espírito Santo sobre a História do povo de Deus, dando a importância devida à versatilidade dessas ações, desde a criação do mundo até a promessa de ressurreição em Cristo.

 

ü      Passagem Bíblica:

- Pentecostes - Atos dos Apóstolos 2

- Crisma e Espírito Santo

- Dons do Espírito

 

 

ü      Dinâmica Final: Sentindo o Espírito Santo

- Participantes: indefinido.

- Tempo Estimado: 15 minutos.

- Material: Balas

- Descrição: O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar as balas e perguntar a cada um como ele acha que esta o sabor destas balas.

Obviamente alguns irão discordar a respeito do sabor destas balas, como: acho que está doce, que está azeda, que está suculenta etc.

Após todos terem respondido o coordenador entrega uma bala para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como está o sabor desta bala?).

- Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nos.

 

 

 

 



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!

Nenhum comentário: