sábado, 29 de março de 2008

ENCONTRO DE CRISMA – 29/03/08 – SANTOS E MÁRTIRES DA IGREJA

(Catequistas responsáveis pelo encontro : Amanda e Adriano)

Roteiro do Encontro
Acolhida e Oração Inicial com música (Escutar Música : Sede Santos Vida Reluz)
Introdução do tema : Amanda
1) Definição de Santo/ santidade/ mártires...san.to, masculino
sagrado
separado
separado por
Deus
pessoa bondosa
pessoa que se
afasta do pecado
pessoa salva por
Jesus Cristo
pessoa que está praticando as obras de Jesus Cristo
qualquer pessoa que reconhece Jesus como Senhor e salvador
Crenças Populares
pessoa que viveu segundo a vontade de Deus
pessoa que foi canonizada após a morte
pessoa que está praticando as obras de cristo
pessoa que quando em vida realizava milagres
Historicamente, um mártir é uma pessoa que morre por sua fé
religiosa, pelo simples fato de professar uma determinada religião ou por agir coerentemente com a religião que possui.Do ponto de vista cristão e dentro do contexto do Novo Testamento pode-se dizer que mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé, por defender a veracidade do que consiste "a Palavra de Deus" entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade fosse preservada 2)passagens bíblicas relacionadas:

Romanos 8:30: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Santos - Bíblia Sagrada

1 Pessoas que buscam obedecer a vontade de Deus, seguir a seu filho Jesus Cristo = Cristãos, Discipulos, católicos, crentes, evangélicos, protestantes, carismáticos,seguidores de Jesus Cristo.
Atos dos Apóstolos 9:13 "E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; " (Referindo-se Paulo que perseguia aos que seguiam Jesus Cristo, chamados santos.)

2 Pessoas que foram escolhidas por Deus, ou seu Filho Jesus Cristo = Paulo, Pedro, Thiago, João, membros da igreja primitiva.Efésios 1:4 "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Paulo falando a igreja da cidade de Éfeso, citando ele e todos os membros da igreja como santos

3 Pessoas que fazem parte das igrejas cristãs = Cristãos, Discipulos, católicos, crentes, evangélicos, protestantes, carismáticos, seguidores de Jesus Cristo.
Romanos 1:7 "A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. " ( Paulo inicia uma carta aos "santos", ou seja, aos membros da igreja em Roma.)Romanos 15:25 "Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos." (Paulo se referindo aos membros da igreja em Jerusalém)


Estudo e debate ( Dividir os crismandos em grupos, lerem e partilharem o texto “A nova onda dos santos”) – Terminar em plenária.


Plenária do estudo do texto. (Adriano)
Finalizações
Avisos : missa da Crisma dia 05/04/08
Oração Final

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Disponível em : http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG69506-6014-358,00-A+NOVA+ONDA+DOS+SANTOS.htmlEpoca - EDG ARTIGO IMPRIMIR - A nova onda dos santos
REPORTAGEM DE CAPA A nova onda dos santos De Nossa Senhora a São Jorge, eles nunca foram tão cultuados - mesmo por aqueles que professam outra religião
IVAN PADILLA E FEDERICO MENGOZZI
Eles saíram dos altares das igrejas e dos oratórios das casas do interior para os grandes centros urbanos brasileiros. Estão em tatuagens, em medalhinhas e escapulários de modernos e escolados, em camisetas e calcinhas de grife, em biografias publicadas por editoras laicas. Mártires de uma causa, exemplos de vida e heróis da fé, os santos cristãos nunca foram tão cultuados - mesmo por aqueles que professam outra religião ou não seguem credo algum.
“Os santos estão na moda, viraram fashion”, explica a antropóloga Renata Menezes, autora do livro Dinâmica do Sagrado e pesquisadora da religião do Iser-Assessoria, um grupo de estudos católico. “Essa devoção nem sempre está necessariamente ligada à religiosidade.
As vezes, vem do simbolismo das imagens.” causas perdidas, Santo Antônio zela pelos casamentos, e Nossa Senhora, a figura mais forte do catolicismo depois de Jesus Cristo, representa proteção e esperança. A devoção aos santos, assim, se espalha até mesmo entre evangélicos, que em tese não reconhecem sua existência. “Todos esses conceitos se misturam.Estabelecer apenas um motivo de veneração é empobrecer a relação do crente com o santo”, explica Renata Menezes. Alguns santos, pelas características a eles atribuídas, são escolhidos pelos fiéis para reforçar a própria identidade.
Os santos católicos são venerados por diversas razões. Para muitos, são intermediários para falar com Deus. No passado, foram pessoas comuns, com fraquezas e defeitos, porém virtuosas e de conduta exemplar. Devido à própria trajetória, acabaram associados pela crença popular a alguma causa ou necessidade - dessa maneira, São Expedito atende aos pedidos urgentes, São Judas Tadeu cuida das causas impossíveis.
Mesmo tradicionalmente banida pelos credos protestantes como uma reação ao “marianismo” tão intenso da Igreja Católica, a figura da Virgem Maria mantém sua força em diversos segmentos do cristianismo. Em visita a hospitais, o teólogo Afonso Soares, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, já encontrou evangélicos com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida debaixo do travesseiro, escondida do pastor. Assim, não surpreende que a reação aos chutes que o pastor Von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, deu na imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1995, tenha sido imediata. Não foram apenas os católicos que ficaram indignados. Boa parte do repúdio partiu de setores evangélicos, já que muitos de seus integrantes são originários do catolicismo e a Virgem Maria faz parte de sua cultura. “No clima de disputa do mercado religioso, o carinho popular pelos santos católicos pode, facilmente, ser usado como vantagem”, diz Soares.
Nos Estados Unidos, provavelmente graças à migração de cerca de 8 milhões de hispânicos de formação católica para os credos protestantes, há um movimento de revalorização da figura da Virgem Maria.
Historicamente, Maria foi deixada em segundo plano na teologia, liturgia e devoção protestantes, que sempre se concentraram em Jesus. Hoje, essa postura está mudando, e são cada vez mais freqüentes as referências positivas àquela que é considerada a primeira discípula de Cristo e que, com a aceitação da vontade divina, tornou possível sua vinda. Segundo o pastor luterano Mozart Noronha, do Rio de Janeiro, não havia nenhum motivo, a não ser talvez o anticatolicismo, para diminuir sua presença. “Houve um quase desrespeito em relação a Maria.
Na ânsia de rejeitar o catolicismo, jogaram o bebê junto com a água suja, negando o que havia de bonito na tradição católica”, avalia Noronha. Para o pastor, os luteranos reconhecem que Maria tem uma participação fundamental na revelação de Deus e o próprio Martinho Lutero, que, no século XVI, iniciou a revolução protestante, escreveu um texto em que a louva. “Ela tem de ser resgatada”, pondera. O pastor batista Israel Belo de Azevedo, também do Rio, concorda com a revalorização da figura da mãe de Cristo, mas não com o papel que ela ocupa no culto católico, “quase como se fosse a quarta pessoa da Trindade”. Belo já escreveu oito mensagens sobre Maria e tenciona abordar sua figura em outros escritos. Acha que ela deve ser colocada como uma “figura central no processo salvífico, mas como uma figura humana, que viveu e morreu” (diferentemente do dogma da Igreja Católica, segundo o qual ela ascendeu aos céus).
Assim como os fiéis de determinados setores do protestantismo revalorizam a imagem de Nossa Senhora, seguidores de outros credos também cultuam os mártires da igreja. A devoção indiscriminada se explica em parte pela tradição brasileira do sincretismo religioso. Muitos santos encontram correspondentes na umbanda e no candomblé e são adorados por budistas, kardecistas e mesmo ateus.
O papa João Paulo II canonizou 482 santos em 26 anos, uma cifra maior que a somada pelos 5 pontífices anteriores. Foram 482 canonizações, mais do que as feitas por qualquer um dos 263 papas anteriores. Muitos foram chefes de congregações, como os espanhóis Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, movimento apostólico conservador, e Angela de la Cruz, da ordem das Irmãs da Companhia da Cruz. A proclamação muitas vezes tem uma função ideológica para ressaltar posições da Santa Sé sobre determinados assuntos.
Com o objetivo de espalhar exemplos de conduta pelo mundo, o Vaticano simplificou, em 1983, os trâmites de santificação. As dioceses passaram a contar com tribunais eclesiásticos independentes para checar informações e entrevistar testemunhas. Para obter a beatificação, o candidato deve ter realizado um milagre. Com dois milagres, pode ser canonizado e virar santo. Toda a documentação é avaliada na Congregação para a Causa dos Santos, o órgão especializado do Vaticano. Assim, os novos santos não são mais apenas padres ou freiras, mas também negros, índios e ciganos. Graças à descentralização do processo, o Brasil ganhou, em 2002, sua primeira e única santa até agora, Madre Paulina. Frei Galvão, aquele das pílulas prodigiosas, pode ser o próximo da lista.
Alguns setores da Igreja Católica assistem com preocupação à proliferação do culto aos santos. Existe o receio de que a adoração às imagens esvazie os bancos das paróquias. O temor se justifica pelos números. Enquanto a devoção pelos santos cresce, o número de católicos diminui. Em dez anos, passou de 91% da população brasileira para 72%. Desse total, apenas 18% são praticantes. “Diz o ditado: muito santo, pouca missa; muita reza, pouco padre”, lembra o teólogo Fernando Altemeyer, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
“O Brasil foi colonizado nos primeiros séculos com poucos padres. O povo se acostumou a rezar em casa, e isso explica a veneração pelos santos.” Altemeyer não vê essa devoção como uma ameaça à instituição católica. “Isso apenas demonstra o vigor da fé popular”, afirma. “Toda oração tem seu valor, toda casa é de Deus.” #Q:A nova onda dos santos - continuação:#
Santos mais populares:Campeões de popularidade Os santos de maior devoção são aqueles ligados a alguma causa ou necessidade.
Santa Rita de Cássia Viúva, quis tornar-se freira, mas foi recusada por não ser mais virgem, no século XIV. Outros santos arrombaram a porta do convento para ela entrar. E a santa das causas impossíveis e das -‘ viúvas (22 de maio)Santa Edwiges Foi uma duquesa muito rica do século XII. Usou seu dinheiro para ajudar pessoas com necessidades. Santo Antônio Filho de um nobre português do século XII, tornou-se franciscano. Pregou em muitos lugares e foi autor de diversos milagres. Santo dos casamentos e do amor, traz felicidade (13 de junho) Santo Expedito O santo teria outro nome. Martirizado e morto em Roma, seus restos foram despachados em um caixão com a mensagem espedito - urgente, em latim. Tornou-se por isso o santo da hora (19 de abril) São Judas Tadeu Era primo e apóstolo de Jesus. Confundido com Judas Iscariotes, foi negligenciado por muito tempo. Como ficou ocioso, na lógica os fiéis, pode agora cuidar das causas perdidas (28 de outubro)São Jorge Não é certo que tenha existido. Foi provavelmente um soldado do século IV. Ele teria enfrentado um dragão para socorrer a filha de um rei. Na Europa, é o padroeiro dos enamorados (23 de abril)São José Marido da Virgem Maria e padrasto de Jesus, descende da casa real de David. Estudiosos acreditam que ele tenha morrido antes da Paixão. Zela ela saúde do corpo e protege a família (19 de março) São Francisco de Assis Filho de um rico comerciante de sedas entre os séculos XII e XIII, fundou a Ordem dos Franciscanos, que faz voto de pobreza. E também padroeiro da natureza (4 de outubro)São João Bosco. O santo dos jovens. Viveu no século XIX, na Italia. Nasceu em 1815 e lutou muito pela causa dos jovens. Fundador da Congregação Salesiana. Sua festa é comemorada no dia 31 de janeiro.
Tarefa:
1. O grupo deverá escolher uma parte do texto que achou interessante para comentar na plenária.
2. O grupo deverá preparar uma pergunta para ser discutida na plenária.

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