sábado, 1 de março de 2008

ENCONTRO DA CRISMA - 01/03/2008

Encontro da Crisma – 01/03/08 ( Amanda e Adriano)

1) oração inicial: Creio

2) dinâmica de apresentação do tema: desenho com olhos fechados

ObjetivoMostrar a todos que se não tivermos Deus em nossa vida tudo fica fora do lugar.Material:Lápis e papel.Como Fazer:a) O dirigente pede para os participantes fecharem os olhos.b) Pede a cada participante que desenhe com os olhos fechados uma casa.:- Nessa casa coloque janelas e portas.- Ao lado da casa desenhe uma árvore.- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando.- Uma pessoa com olhos, nariz e boca.- Por fim pede para escreverem a seguinte frase: SEM A LUZ DE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO, TUDO FICA FORA DO LUGAR.c) Pede para abrirem os olhos e fazerem uma exposição dos desenhos passando de um por um.Comentário:Sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas.
3) Apresentção de segundo cada religião.

4) o Deus cristão e a Santíssima trindade.(acho q nesse momento cabe a outra dinâmica e os outros catequistas vão poder aproveita-la depois)

Credo Apostólico
Tema: Confissão de fé; descrevendo em quem você acredita.Duração: 30 min.Público: adolescentes; mínimo 6 pessoas.Material: papel e canetas, folhas de perguntas, cópia do Credo Apostólico.
Forme um círculo e proponha um rápido exercício:Peça a uma pessoa que descreva sua mãe; outra que descreva seu irmão, etc.. Estas pessoas, em voz alta e rapidamente, devem dar algumas informações sobre as pessoas indicadas.Ressalte as formas de fazer uma descrição: detalhes físicos, características emocionais, gostos, etc...
Depois deste rápido exercício, divida a turma em 3 grupos.Cada grupo vai receber um papel com um nome escrito - 1. Deus; 2. Jesus; 3. Espírito Santo - e deverá compor uma descrição da pessoa indicada no seu papel. Para ajudá-las na descrição você pode acrescentar algumas perguntas: Como esta pessoa agia no passado? E hoje? O que esta pessoa fez e/ou faz por você? Qual sua relação e sentimentos para com esta pessoa?
Deixe cerca de 10 minutos. Distribua então uma folha de perguntas para debate ainda nos pequenos grupos:
1. "Creio em Deus Pai , todo poderoso, Criador do Céu e da Terra"No que a sua descrição de Deus se parece e/ou difere desta linha do Credo Apostólico?Para que serve o Credo Apostólico? Porque e quando o dizemos?
2. "Creio em Jesus Cristo , seu filho unigênito, nosso Senhor e Salvador..."No que a sua descrição de Deus se parece e/ou difere desta linha do Credo Apostólico?Para que serve o Credo Apostólico? Porque e quando o dizemos?
3. "Creio no Espírito Santo..."No que a sua descrição de Deus se parece e/ou difere desta linha do Credo Apostólico?Para que serve o Credo Apostólico? Porque e quando o dizemos?
Acrescente ainda quaisquer outras perguntas que você queira, de acordo com tempo, grupo e linha de discussão. Deixe mais um tempo para que cada grupo comente as perguntas. Forme novamente um círculo com todos e peça comentários e/ou as respostas a cada pergunta.
Encerre com a leitura de um novo Credo:Leia a primeira parte do Credo Apostólico, em seguida o grupo 1. lê a sua descrição de Deus; Leia a segunda parte do Credo, e o grupo 2. lê a sua descrição de Jesus; Leia a terceira parte do Credo Apostólico e o grupo 3. encerra com sua descrição do Espírito Santo.

5) Oração final.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito dessa dinamica