sábado, 2 de maio de 2009

Gripe suína, informação : meros delírios...

Por Adriano Goulart
http://adrianoagr.blogspot.com

Sabe um daqueles dias que a única coisa que você quer é ficar na cama dormindo o dia inteiro e não lembrar de nada? Pois é. Hoje é dia 02/05/2009 e está assim para mim .

Não sou de acordar desanimado, mas agora são 12:06h e eu estou assim. Levantei cedo para trabalhar e estou com um sono danado, embora tenha dormido bem essa noite...

Li que a gripe suína que começou no México está se espalhando e que as máscaras de proteção para o rosto já acabaram nas lojas e farmácias em BH. Mas não há nenhum caso confirmado aqui no Brasil. O que pensar sobre isso? Eis as minhas reflexões sobre o assunto. Meros delírios:

Poderia a mídia brasileira (e mundial) , acorrentada como está nesse sensacionalismo barato, estar por trás dessa disseminação de pavor na população? Acredito que sim. Mas o que levaria toda a impressa considerada séria a compor esse cenário de notícias apocalipticas sem mesmo os casos estarem confirmados? Apenas interesse comercial? Vendas? O que pensam os diretores de redação, os donos de jornais que tem o poder de veicular tais informações? Qual é a sociedade que eles propoem, contribuindo para a cultura do medo?

Partindo de outro viés, e se os meios de comunicação realmente estão certos e o cenário de desolação realmente é iminente? Parece que no México as cidades se esvaziaram e as pessoas estão escondidas nas suas casas. Isso é verdade?
Seriam os governos, tão preocupados com sua auto-sustentação política e de poder responsáveis por tais informações desencontradas? O governo afirma que a situação está controlada , porém a mídia adverte o contrário? Afinal, qual informação devo seriamente dar credibilidade?

É ridículo ouvir da população que a carne de porco está abaixando o preço e que não vai consumir esse produto por um bom tempo. Os médicos afirmam que não há perigo. Não que seja verdade tal pronunciamento dos profissionais de sáude, mas pelo grau de ignorância e mesmo desconfiança que o povo apresenta, está errado se comportar dessa forma? O certo é que não há em quem confiar. Essa sim é uma crise pública. Econômica, política, ideologica e sem precedentes.

Por trás desses desencontros desenfreados de informação, em que ninguém sabe realmente se é o jornal, o governo, o médico ou mesmo o vizinho que está certo, está escancarada uma verdade absoluta, que embora cruel , não temos solução para ela. Ninguém sabe nada.

E nessa hora, não há deus que se manifeste. Nem os dos mulçumanos, nem o dos budistas, ou hindus, nem mesmo o dos cristãos. E ponto. Assim, os que percebem isso antes dos outros, assumem a verdade criada para si, e repercutem sua proposta de acordo com seu interesse próprio. Pobres dos que não vêem .

Enfim, a gripe suína é só mais uma grande tragédia real, em que pessoas sofrem (mesmo sem ter contraído a doença), porque a principal verdade os jornais não falam, que é não saber o por que se sofre. E pior, é ter certeza que o sofrimento não acaba. Porque a após a gripe suína, a crise econômica, a luta pelo terrorismo, a violência nas áfricas, a aids, violência urbana, a redução da maioridade penal e a hipocrisia das pessoas, a dengue e tantas outras, vem sempre outro mal, informado com presteza pelos jornais, confirmado pelos acadêmicos, discutido em vão pelos intelectuais, lucrado pelos empresários, proclamados como mal pelas Igrejas e sofrido por todos.

E a pergunta final: Quem ganha com isso?





Descubra uma nova internet. Internet Explorer 8. Mergulhe.

Um comentário:

Adriano Goulart disse...

Eu não estou acreditando não! Agora sinceramente danou tudo!!! Eu não escutei direito. Eu juro que não escutei...

A imprensa noticiou que a gripe suína agora já está passando entre brasileiros. Até aí tudo bem. E também em relação a doença, pelo qual prefiro considerá-la ainda como simplesmente um tipo novo da gripe, portanto, se tratada adequadamente, não trará muitas consequências na população.
Mas o que me incomoda, foi o descaso .. ou melhor, a irresponsabilidade que as pessoas tem.

O rapaz que pegou a gripe do amigo que veio do México, contraiu a doença PORQUE TEVE CONTATO COM O AMIGO NUMA BALADA! NUMA BOATE!!
Aí eu te pergunto: O que é que esse irresponsável, que já estava tendo os sintomas e claro, já estava ciente do perigo que poderia estar correndo (pois a imprensa não para de noticiar) foi fazer doente numa BALADA?????? Com todo respeito, é um doente mental, só pode ser! E agora, fud....tudo !

Não dou mais de 5 dias para tal epidemia se espalhar por aqui entre nós. E as autoridades brasileiras deram show novamente de irresponsabilidade e desleixo, assim como já o fazem com a denque (outro mal vergonhoso) do nosso país tupiniquim e tantas outras.

Enchem os bolsos com dinheiro público e dão as namoradas e amantes passagens pra ficarem passeando de avião. Dinheiro esse desviado das verbas que viriam para o bem da população, como o do combante às doenças.

É sacanagem.. Muita sacanagem. As pessoas não param de chegar nos aeroportos e na maioria das vezes (fato já relatado pela imprensa), não recebem um acompanhamento próprio das equipes de epidemiologias. Tinham essas pessoas que chegam de outros países serem recepcionadas e conduzidas para testes, antes de entrarem no Brasil oficialmente. É assim que se agiria um país que quer ser potência. Poxa!