terça-feira, 29 de setembro de 2009

Biblioteca sem livros - Será este o nosso futuro próximo? (Reflexão sobre artigo)

Pensar no desaparecimento do livro sendo substituido por novas tecnologias me parece muito pouco provável. Nossa experiência em "novidades" nos mostra que isso em geral não tem acontecido. Ex: O rádio não acabou por causa da televisão. A mesma também não sumiu quando veio a internet e por aí vai..Porém se olharmos atententamente, de fato tais veículos estão mudando em concepção, formato e conceito. Assim, é tarefa dos profissionais da área perceberem os novos rumos e suas tendências.
-
As novas tecnologias por mais reluzentes que sejam, já vem amparadas numa lógica volátil. Mal são colocadas no mercado e já estão ultrapassadas. A maior parte dos suportes que vieram após da idéia do livro fizeram até "barulho" em termos de utilidade mas não conseguiram suportar nem sequer algumas décadas (fitas, cds, disquetes, dvds e por aí vai)... Já os livros estão mais que testados quanto ao aspecto de permanencia, durabilidade e relevância.
-
Outra reflexão é o fato de que digitalizar um acervo embora seja muito interessante e sua proposta cheia de discursos democráticos e altruístas, ainda demanda de um investimento enorme, pessoal especializado extra e permanente e que a maioria das instituições não estão dispostas a pagar nesse momento. Por isso, sua viabilidade é questionável para um futuro próximo.
-
Todas as vezes que leio essa perspectiva considerada por muitos quase que apocalípitca para nós bibliotecários, o primeiro pensamento que tenho é de como nós, profissionais da informação reagimos diante desse contexto. Será que o fato de pessoas substituírem as bibliotecas por novas tecnologias interfere na necessidade de um profissional para ajudar? Será que acaba com a mediação humana na busca por informação e conhecimento? Eu acredito que não.
-
Acredito que o exercício de reflexão que devemos fazer é : Quais profissionais queremos ser daqui a 10 ou 20 anos? Isso nós devemos nos preocupar. O que nós faremos? Em qual ambito profissional e social nos colocaremos? Porque a biblioteca tal como ela é tradicionalmente de fato não mais existirá. Alías, a maior parte daquilo que conhecemos como espaços profissionais e suas relações também não. Contabilistas, Jornalistas, Administradores, Economistas e quase todas as profissões também tem essas preocupações. A mudança é natural e inevitável. As novas gerações inclusive dão sinais claros de que terão paradigmas e práticas profissionais bem diferentes daquilo que conhecemos agora.
-
Nossos colegas de profissão que atuam não muito antes da década de 90 podem nos ajudar nisso. O que dizer dos catálogos físicos, dos ficharios de autor e assuntos...?E por aí vai. O fato de praticamente não existirem mais tais ferramentas não configurou que a presença de um bibliotecário responsável não fosse mais necessária. Por outro lado exigiu a necessidade constante por atualização e integração com outras áreas de conhecimento.
-
No meu entender nosso futuro passa por aí. A biblioteca terá livros sim. Já nós bibliotecários, não poderemos ter como referência esse suporte. Como provocação brinco com o título do artigo: "Bibliotecários, sem livros - Será este o nosso futuro próximo?"
-
Adriano Goulart - Bibliotecário
Blog: http://adrianoagr.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/adrianoagr

----------------------------
Uma biblioteca sem livros - Será este o nosso futuro próximo?
-
Com 144 anos de tradição, uma instituição de ensino da região de Boston, EUA, a Cushing Academy, decidiu encerrar as actividades da sua velha biblioteca.
-

Parece muito radical numa visão conservadora, mas a Cushing Academy está a desfazer-se de todo o seu acervo bibliográfico com mais de 20 mil livros impressos, para dar lugar a uma biblioteca considerada dentro dos padrões do século XXI. Metade desses livros já foram doados, como romances, poesias, biografias, etc.
-
Nas palavras do director da instituição, James Tracy, o suporte em que se baseia um livro está desfasado, e por isso tomou esta decisão com o objectivo de fazer um profundo upgrade tecnológico.
-
No lugar das estantes de livros, o intuito é construir uma biblioteca virtual onde os estudantes poderão utilizar e-books, laptops e ecrãs com projecção de conteúdos da internet. No lugar do balcão de referência, haverá uma pequena cantina e uma máquina de capuccino de US$ 12.000.
-
É caso para perguntar, será este o futuro próximo das bibliotecas? Irão os livros em papel desaparecer da face do nosso planeta? O que é certo é que a tecnologia avança, diariamente, a um ritmo alucinante. Agora, outra questão que se coloca é a seguinte: onde irão parar todos os livros que forem descartados das bibliotecas? Enfim...
-
Esta notícia foi publicada no jornal on-line The Boston Globe, que pode consultar aqui.
-
Fonte: http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/205351.html
Acesso em: 27 set. 2009

Nenhum comentário: