sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Você já fez seu para casa? (Por Adriano Goulart)

O dia começa e Fernanda inicia sua pesada rotina. Estudos, trabalho, cuidar da saúde, da beleza, família, amigos, relacionamentos, compras, transportes, ufa!!!.. Tudo que a maioria das pessoas passa todos os dias. Não demora muito e Fernanda se vê às claras com tudo de errado e absurdo e corrupto que acontece na sociedade e refletindo, sofre com o fato dela sozinha não conseguir mudar muita coisa. O que fazer então?
-
Encontramos formas pela ação representativa das pessoas, de nos organizarmos e com isso, buscarmos a solução para as dificuldades que aparecem pelo caminho. A forma utilizada para haver essa discussão e organização chama-se política. E ela funciona muito bem se for feita por pessoas que realmente procuram estar a serviço de seus representados e entendam o sentido do fazer política.
-
Pois bem, informado o assunto principal desse artigo e diante dessa reflexão iniciada proponho a seguinte reflexão: você já fez seu “para casa”? Por que se não fez ainda dá tempo antes de chegar às próximas eleições. Esse é o tempo em que temos a oportunidade de escolher devidamente nossos representantes na sociedade por um período específico (e que não é curto). Nesse período muita coisa pode mudar. Esses representantes, os políticos, deverão agir em nosso favor no sentido de facilitar o nosso dia-a-dia com ações públicas governamentais.
-
Quando se faz uma boa escolha, a ação de nossos representantes tende a ser muito próxima daquilo que desejaríamos fazer se nós mesmos tivéssemos autonomia para agir. Como exemplo, teríamos estradas e ruas bem pavimentadas e devidamente arrumadas quando tivessem problemas, nossas escolas teriam profissionais valorizados e boa estrutura para acolher a comunidade e portanto, oportunidade de boa educação pública para todos. Enfim, tantas outras formas de nosso cotidiano ser melhor. Mas será que é isso que acontece?
-
O governo (através dos políticos) divide com a sociedade civil (nós) responsabilidades por várias coisas. E deveria ser prioritária por parte desses gestores melhor atenção e atendimento de todas as pessoas. Nem sempre isso acontece. Já para nós que definimos quem serão os representantes, o papel de escolher, fiscalizar e sobretudo cobrar por boas gestões nos parece bastante razoável já que é para os nossos interesses que os governantes estão atuando. Então eis aí o nosso “para casa”: escolher, fiscalizar e cobrar daqueles que nos representam.
-
Quando estamos na escola e falamos sobre “para casa”, lembramos que isso nada mais é do que um exercício daquilo que se aprendeu. Uma melhora daquilo que já se fez . Portanto, para um “para casa” ser bem feito precisamos já ter compreendido ou nos informado de boa parte da matéria. É isso que vai nos garantir que o trabalha seja feito de forma correta.
-
Assim também acontece com o “para casa” que eu proponho agora. Para escolher bem, fiscalizar e cobrar daqueles que nos representam temos que compreender exatamente qual a função exata de cada um desses nossos representantes. Você pesquisou sobre isso?
-
Por exemplo: a próxima eleição no Brasil será em 2010. Serão escolhidos os futuros deputados estaduais e federais, governadores, senadores e o presidente. Quais as funções de cada um desses cargos? Já parou para pensar? Será que só os presidentes e os governadores é que tem importância? Porque às vezes a impressão que passa é essa. Não acha que já é hora de começar a saber sobre isso?
-
Os eleitores se preocupam muito mais com os votos e atenção dispensadas a esses candidatos do chamado poder executivo (presidente, governadores e prefeitos) do que com os outros candidatos do poder legislativo (deputados, senadores e vereadores). Perceba que a cada eleição é mais fácil saber de gente que anulou seu voto para deputados, senadores, etc.. do que para governadores, prefeitos ou o presidente. E nesse raciocínio, nosso “para casa diário” já começa a ser feito de forma equivocada. Se cada cargo político tem uma função específica, então eu não deveria me preocupar somente com os candidatos do executivo e ignorar os outros. Aliás, ignorar nossa opinião é o que muitos desses nossos representantes do legislativo fazem depois que houve a eleição. Não faz sentido eu votar em um candidato para governador ou presidente e evitar ou não me preocupar sobre aqueles que procuram ser os próximos deputados, vereadores e senadores. As funções se complementam em responsabilidades no Estado democrático.
-
Para ajudar nesse para-casa gostaria de sugerir algumas dicas:
-
1 – Se você já votou na última eleição, o ideal é que você tenha anotado e guardado o nome do seu candidato mesmo depois das eleições. Lembre-se que “país que não tem memória está fadado a cometer os mesmos erros do passado”. E isso está diretamente relacionado aos seus cidadãos. Depende da gente. Mas se não anotou o nome é hora de fazer um esforço e tentar lembrar quais os nomes deles e procurar informações sobre o que eles têm feito para te representar. A lembrança do nome do candidato e a observação atenta do mandato dele são fundamentais para você fazer uma boa escolha no próximo processo eleitoral.
-
Existem várias formas de você fiscalizar. Ler jornais ou assisti-los na televisão e ficar atento aos nomes de políticos que aparecem por lá é uma boa opção. Procure saber se estão falando coisas boas ou ruins desse político. Se aparece alguma informação nesse jornal sobre o seu representante ou que você deseja votar.
-
Outra forma de fiscalizar é pela internet. É fácil! Procure pelo nome do político que você deseja nos sites de busca e veja o que aparece por lá. Aparecerão com certeza diversos eventos que te ajudarão a avaliar se o político está fazendo ou não um bom mandato.
Cabe aqui outra lembrança de que a maioria dos políticos que estão no mandado atualmente procura se reeleger ou se candidatar a outro cargo em cada uma das eleições. Então se antecipe a ele. Não espere ele te procurar. Procure-o antes. Deixe-o perceber que você está de olho. Quando o político sabe que o estão observando, pensa duas vezes no que faz.
-
Após a observação do mandato do seu representante de acordo com os seus princípios e valores, saiba que se você não estiver satisfeito com o que vê, há formas de você protestar e reclamar de tudo isso. Pense: do mesmo jeito que a maioria dos candidatos lhe procura cheio de sorrisos durante a eleição para pedir o seu voto, você também pode e deve procurá-los durante todo o mandato dele? Ele tem a obrigação de lhe acolher bem para ouvir as suas considerações. Afinal é por sua causa que ele está lá. Isso pode ser feito fisicamente ou mesmo por email enviado a assessoria dele. Manifeste-se! Para isso bastar você buscar os sites desses políticos específicos para obter as informações de contato direto.
-
2 – Anote, escreva as suas considerações sobre o político que você está avaliando. Se ele passou no seu “teste de seriedade”, é porque ele está apto a se candidatar a outro mandato e possivelmente exercer bem sua função. Porém se o resultado for negativo, aprenda a falar “não” nas investidas futuras desses candidatos. Acredite, elas virão. Sabe como se faz isso? Não vote mais nesse candidato que teve uma trajetória incorreta. Pense assim: “ele já teve sua oportunidade”. Lembre-se que no momento que você está na cabine eleitoral, o seu voto é secreto e ninguém poderá saber em quem você votou. Mesmo que seu vizinho, melhor amigo, parente, namorado, namorada ou qualquer outra pessoa esteja com você na hora e deseje lhe “ajudar” no seu voto. Na hora a decisão é sua.
-
Para finalizar, sugiro que comece agora a fazer esse “para casa”. Pois você pode perceber que eles, os futuros representantes já estão se mexendo e estão todos ouriçados. Já pensou como será bom se você e a Fernanda do início do texto participar dessa mudança de atitude? Garanto que com essa consciência no dia da eleição a certeza de que as coisas erradas que andam acontecendo vão diminuir e muito, porque aqueles que não nos representam adequadamente sentirão que o seu povo é maior do que a podridão que as os consome. A corrupção.
-
Então... Vamos ao Para Casa?
Adriano Goulart
Bibliotecário

Nenhum comentário: