sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Boletim da Crisma 2007 - Versão online 04/08

PARÓQUIA VERBO DIVINO
Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora
BOLETIM DA PASTORAL DO CRISMA
Equipe de Catequistas: - Miriam (coordenadora)
- Adriano- Amanda- Cleide- Gabriela- Gilcilene- Isabel - Thales- Thomas-Victor
Volume 1, edição 1 - 04/08/07
-
Nessa edição:
E a Crisma começa... Artigo
Conheça a oração do Espírito Santo
Encontro do dia : Roteiro
Leitura da Bíblia :II Samuel 3, 2-10
Cantando e encantando : Vem amigo vem
-
E COMEÇA A CRISMA...
por Adriano Goulart
-
Outro ano, outra oportunidade e sempre a mesma expectativa. Mas afinal de contas, o que essa tal de Crisma tem a acrescentar na minha vida?
Por que separar um momento da minha vida toda semana para ir a um encontro da Igreja que não sei nem ao menos o que vai acontecer?
A única coisa que sei, é que conheço algumas pessoas que já fizeram e elas gostaram. Outras gostaram tanto que hoje são colaboradores e até mesmo catequistas. Sempre estão presentes e prontos a ajudar.
Que mistério afinal ronda essa tal de Crisma?
Procuro me informar e descubro que também a chamam de sacramento. Crisma ou Confirmação, nome bonito, mas que ainda não me ajuda muito.
Me aprofundando mais um pouco fico sabendo também que lá tenho um contato mais próximo com a minha espiritualidade. Me apresentam sobretudo o Espírito Santo e todos os dons que ele nos propõe. Será isso bom?
O certo é, que com tanta expectativa que eu tenho e a curiosidade que me é tamanha, vou arriscar e dar uma chance a essa tal de crisma. O que será que me espera por lá? Sabedoria? Inteligência? Conselho? Fortaleza? Ciência? Piedade? Temor de Deus?
Serão esses dons que se manifestarão em mim a partir de agora? Quais eu já percebo? Quais eu já exercito?
Posso não saber isso ainda, mas com envolvimento e alegria, pretendo descobrir e dessa forma, crescer enquanto pessoa humana e Cristã.
-
CONHEÇA A ORAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO...
-
Vinde Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei com que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. AMÉM.
-
ENCONTRO DO DIA...
-
Roteiro :
- Acolhida aos crismandos
- Oração Inicial
- Dinâmica de apresentação
—- Essa dinâmica é um exercício de memorização dos nomes. Num grande círculo, todos devem se apresentar para o grupo. A partir daí, iniciando de um catequista, a pessoa deve se apresentar da seguinte forma: “Eu sou “fulano” que conheceu o “beltrano” ( a sua esquerda ) . O próximo a direita diz: “eu sou “fulano” que conheceu o “beltrano” que conheceu o “celtrano” e assim sussessivamente.
- Perguntas para reflexão
—- O que me trouxe até a Crisma?
—- O que espero da Crisma?
—- O que eu tenho a oferecer?
- Reflexão e leitura do Evangelho I Samuel 3, 2-10
- Informações sobre a Crisma
- Avisos aos Crismandos
- Oração Final
- Canto Final
-
LEITURA DA BÍBLIA
-
I Samuel 3, 2-10 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
-
CANTANDO E ENCANTANDO...
-
VEM AMIGO VEM...
Vem, amigo, vem, vem para entregar
Este coração que Deus te deu para amar, não pra odiar
Vem abre seus braços, até aquele, que está lá
Vem abre seus braços, ao teu irmão, ao teu amigo
Dá-lhe um empurrão, Dá-lhe um empurrão
Que de pouco a pouco ele se achega ao Senhor, nosso Senhor Dá-lhe um abração.....
-
--------------------------------------------
Publicação destinada aos encontros da Pastoral do Crisma da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora Número de Exemplares por edição : 50
--------------------------------------------
Contatos para informações : Equipe de CatequistasPastoral do Crisma Míriam (Coordenadora ) Versão online do boletim na página : http://adrianoagr.blogspot.com adrianoagr@hotmail.com

Nenhum comentário: